Blogs e ColunasNotíciasPassarinho Azul Semeador

D. Barbina e Sô Bermiro

Conheci o simpático casal de idosos: D. Barbina e Sô Bermiro, logo que iniciei a construção de minha casa, no alto da Nova Lavras, em 1979. 

Eles moravam numa casinha muito singela, bem próximo ao meu loteamento, e o acaso promoveu-me este feliz encontro.

A bem da justiça, meu saudoso pai dizia que “o acaso não existe“, e que tudo tem uma razão de ser e acontecer. Ele dizia que “tudo tem um propósito“. Será??!! 

Como o “acaso” não é o tema deste post, deixo a critério d@s estimad@s leitore@s, a sugestão de pensar no assunto. É um assunto apaixonante, podem crer!!
Quem sabe, um dia, a gente aborda este tema, especificamente!! 

A casinha da D. Barbina e do Sô Bermiro era muito singela, como já disse, e também muito asseada. Dava gosto visitá-los. Tudo muito simples e limpinho. Tornei a lembrar de meu pai que também dizia, que “ser pobre não é ser desmazelado“. 

Poucos móveis, porém bem dispostos. Toalha da mesinha da sala, sempre bem arrumadinha. A minúscula cozinha, muito limpinha. Nada fora do lugar. As poucas louças, lavadas e bem dispostas na prateleira. Uma belezinha!! 

Na mesma prateleira, haviam algumas latas de conservas vazias, de vários tamanhos, que pareciam servir de vasilhas para uso doméstico em geral.

Percebia-se claramente que estavam lavadas e esfregadas, pois emitiam um brilho discreto, quase opaco. Dava gosto ver!! 

O quartinho onde Sô Bermiro ficava, permanentemente, dava gosto de entrar. Cama de casal com lençol, travesseiros e cobertor, absolutamente limpos e asseados.
Chão visível e constantemente varrido, como em toda casa. Que simplicidade, que capricho!! 

O guarda-roupas com um pé quebrado, denunciava os anos de uso, e parecia querer deitar-se sobre a cama, pois ficavam muito próximos, um do outro. 

O banheirinho tinha a porta para a salinha e ficava sempre fechada.
Eu nunca precisei entrar lá, mas deduzi que era limpinho também, pois nunca notei algum tipo de cheiro característico de banheiro sujo. 

Com o tempo, o casal passou a chamar-me espontaneamente de “irmão“.
Eu amava ouvir D. Barbina falar para o Sô Bermiro:
-Bermiro, o irmão tá aí, ele veio ver nóis…

-Boa tarde, irmã Barbina, boa tarde irmão Bermiro, como passaram a semana?
-Passamos bem irmão, o Bermiro se queixou de dor nas costas, mas passamos bem, graças a Deus.

Um dia, D. Barbina me surpreendeu com o seguinte diálogo:
-Irmão, eu agora estou lendo a Bíblia, mas queria que o irmão me explicasse uma coisa que não estou entendendo.
-O que é, irmã Barbina? O que é que a Sra. não está entendendo? Mostra para mim!! Quem sabe eu posso ajudar?!

Para minha surpresa, D. Barbina pegou a Bíblia que estava em cima da mesa da sala, abriu numa página que tinha sido previamente marcada e mostrou-me:
Isso aqui, “Livro de Apocalipse”. Eu leio, leio, leio e não entendo nada!!!

-Irmã Barbina, misericórdia!! Essa é a parte da Bíblia mais difícil de entender. Muita gente não entende também, inclusive eu. É uma linguagem bem complicada, até os grandes sacerdotes têm dificuldades de interpretar!!

-Irmã Barbina, quem sabe a Sra. mude a leitura para os Salmos. Vai ser um bom começo. Depois, bem mais lá pra frente, a Sra. volta para o Apocalipse.
-Agora, deixe eu mostrar o Salmo 23 para a Sra.

E D. Barbina, minha querida Irmã Barbina, passou a ler os versículos dos Salmos diariamente, para ela e para o Sô Bermiro, meu querido Irmão Bermiro. 

Mas, parece que não deu tempo de lerem todos, porque logo em seguida faleceram. Primeiro, foi o Irmão Bermiro, e logo em seguida, foi a Irmã Barbina!!

Hoje, penso o seguinte:
-Gratidão!!! Querida Irmã Barbina e querido Irmão Bermiro. Embora eu seja o irmão menor, será que poderei ouvi-los a declamar um Salmo, quando eu me for **. 

 

Sei que não mereço nada, mas tenho lá minhas esperanças, afinal:
** “Escrever é meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam “ipês amarelos”. Rubem Alves.
”No meu caso, torço para que sejam pés de “laranja-da-ilha”. Prof. Gilmar 

Para meditação:
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25.34. 

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja“Próxima página>“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios