BrasilComemoraçãoNotícias

8 de Março, dia do empoderamento das mulheres

Um dia de comemoração e cuidados

Imagine como seria o nosso mundo se os estereótipos de gênero nunca tivessem existido e se a sociedade sempre dissesse às mulheres e meninas: sim, você pode! A essa altura, haveria pelo menos uma mulher presidente em todos os países do mundo e a fome não existiria mais, e haveria muito mais mulheres na indústria de tecnologia e outras áreas de conhecimento que foram dadas aos homens apenas, e com certeza nosso mundo seria muito melhor.

O dia 08 de março foi um dia batalhado ao longo da história pelas mulheres. Em 26 de fevereiro de 1909 em Nova York mais de 15 mil mulheres marcharam em passeata para reivindicarem igualdade de trabalho e melhores condições de trabalho, sendo a primeira vez na História uma marcha que levou a discussão.

Em 1910 a alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma jornada de manifestações para os direitos da mulheres, não seria uma data específica mais um marco de lutas na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas.

Um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, nos Estados Unidos, vitimou 125 mulheres em março de 1911.

Em 08 de março de 1917 na Rússia marcado por protestos das mulheres contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial levando a Revolução Russa, conhecido como protesto “Pão e Paz”.

Mas somente em 1975 a data foi oficializada pela ONU como o dia Internacional das Mulheres, no início, a data remetia às melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Hoje, simboliza a luta contra o machismo e a violência.

Espanha 08 de março de 2021.

 Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial. Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso.

Pensando na saúde mental das mulheres e suas lutas sempre, o que podemos nós mulheres fazer hoje para não perdermos o que já foi luta ao longo de tanto tempo de opressão e desvalorização do feminino? Sermos mais nós, o autocuidado e não somente arrumar as unhas e cabelos, ou se depilar e passar um creme, temos que cuidar de não sermos sobrecarregadas e cuidar de nos distrairmos e ainda permitir dizer não aos outros. Nossa luta hoje é estar bem sempre e melhor, cuidar de nossa saúde física e mental, dizer NÃO aquilo que nos faz mal e não nos rendermos aos homens, ao mercado e as maldades. Não é só o assédio e a violência que nos faz mal, mas tudo aquilo que nos impede de sermos livres, saudáveis e felizes.

Amigas queridas, eu enquanto mulher desejo a todas nesse 08 de março de 2023, muitas realizações e empoderamento à todas, além de muitas bênçãos e liberdade para serem o que vocês quiserem, principalmente serem felizes.

                                                           

Sabrina de Sousa Sales
Enfermeira Naturopata Empoderada

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios