EducaçãoLavrasNotícias

Pais cobram descontos em mensalidades de escolas e faculdades de Lavras

Em Lavras onde há grande concentração de escolas e faculdades, tem ocorrido movimentação conjunta em busca destas reduções

Nos últimos dias os pais ou responsáveis pelos pagamentos das mensalidades dos cursos em escolas e faculdades de Lavras, vem tentando jundo ao financeiro de cada instituição uma redução dos valores, já que desde o início da pandemia as aulas foram suspensas, em outros casos substituídas por ensino a distância.

Em alguns estados a interferência direta do MP, através do Procon, como no caso de SP, surtiu efeito e foi fechado um termo de entendimento entre Procon-SP e Sieeesp, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

...

Veja na íntegra a nota de entendimento divulgada pelo PROCON-SP sobre os descontos nas “mensalidades” (anuidades escolares)

Clique aqui: https://www.sieeesp.org.br/sieeesp2/uploads/legislacaoescolar/Lei/NOTA%20TECNICA%20ESCOLAS%20versa%CC%83o%20final%20Assinada%20Benjamin.pdf


 

Publicidade

Situação do ensino em MG

Entramos em contato com o SinepMG – Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, que nos enviou um comunicado com as suas considerações.


Comunicado

O SinepMG tem recebido diversos telefonemas de pais de alunos a respeito de descontos em mensalidades. Informamos que as políticas de negociação fazem parte da rotina escolar muito antes da pandemia. As escolas particulares são de livre iniciativa e podem negociar os descontos a partir de seus custos, de acordo com sua realidade, de forma individual ou não. O SinepMG não tem competência para determinar ou sugerir porcentagem de descontos ou negociações de preços, uma vez que a realidade econômica das escolas é diversa.

As nossas manifestações públicas anteriores não foram contra negociações, mas em relação às tentativas arbitrárias de alguns órgãos em determinar um desconto linear, ou seja, comum a todas, como propõem projetos de lei em Minas e o próprio ProconMG. Cada escola possui uma realidade distinta e queremos preservar a existência das instituições.

Se a escola tiver condições de oferecer descontos aos pais neste período, fica a critério de cada uma delas. O mais importante, neste momento, é o diálogo e o entendimento mútuo.


Em Lavras  a realidade não é diferente de outros locais e o diálogo entre as partes deverá surtir efeitos satisfatórios para ambos, de um lado as instituições deverão analisar a suas planilhas de custos para tentar reduzir valores, já que do outro lado muitos dos responsáveis pelos contratos tem visto a redução diária dos seus recursos, o que provavelmente deverá ser levado em conta na hora de um acordo, agora é hora de conversar e buscar a solução, aguardando uma volta a normalidade o mais breve possível.


Abaixo a matéria publicada em 07/04 com relação ao entendimento do MPMG, no caso representado pelo Procon-MG

Procon-MG orienta como ficam os contratos escolares durante a pandemia

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios