Com um leque de opções e diferentes objetivos, as chamadas “terapias alternativas” se tornaram opção para pessoas que buscam tratar diferentes tipos de condições. Entretanto, é recomendado que elas sejam utilizadas como uma maneira de complementar o tratamento médico tradicional, ampliando os seus benefícios.
“Entendemos que as chamadas terapias complementares são as terapias que se utilizam de todos os recursos de métodos terapêuticos, não dispensando a importância da medicina convencional e sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar, empregando técnicas seguras, com o pleno conhecimento e consentimento do interagente”, explica a naturopata Andréa Medeiros.
Para ajudar a entender melhor como essas técnicas funcionam, separamos uma lista com as principais terapias complementares recomendadas por especialistas. Confira:
1- Acupuntura
Dessa forma, essa terapia utiliza agulhas para estimular pontos corporais específicos com o objetivo de equilibrar essa energia, trazendo harmonia entre diferentes regiões, como tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos etc.
Entre os principais benefícios da acupuntura estão o tratamento de dores e insônia, assim como o controle da ansiedade e estresse.
2- Reiki
O método acredita que, dessa forma, é possível regular as funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional. Algumas condições que podem ser auxiliadas pelo reiki são ansiedade, depressão, baixa autoestima, náuseas e estresse.
3- Quiropraxia
Através de manobras específicas, que podem ser realizadas com instrumentos ou apenas com as mãos, a quiropraxia pode ajudar a tratar condições como as lombalgias, ciatalgias, desequilíbrios físicos e remover qualquer compressão nos nervos espinhais.
4- Aromaterapia
Entre as condições que podem ser amenizadas pelo método estão ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.
5- Meditação
6- Musicoterapia
Além de ser benéfico para saúde mental, esse método também pode ajudar no tratamento de distúrbios de comunicação, como transtornos da fala e gagueira, além de condições comportamentais, como é o caso da hiperatividade.
7- Terapia floral
8- Yoga
Além destas existem ainda uma gama enorme de terapias, e a cada dia surgem novas opções para você cuidar da sua saúde, e do seu bem estar, breve postaremos dicas de profissionais e seus atendimento em Lavras e região. Participem, acompanhem, deixe sua duvida ou sugestão.