Geral

V-A Origem do Bem e do Mal Segundo o Mal do Bem e o Bem do Mal

Quinta parte - "Henasceo Hominídeo Corruptus"

 Prezad@s leitor@s, lembro-lhes antes, de que, a quarta parte desta série, foi encerrada da seguinte maneira:

Usei o termo “proposital”, mas quem quiser usar o termo “acaso”, sinta-se à vontade.
Em defesa do termo proposital, solicito observarem a quantidade de “coincidências” que foram ocorrendo progressivamente, com uma precisão digna apenas de ação divina.
Tudo perfeito, no local e na hora certa”. Just in time. 

Continuando o assunto. 

Se projetarmos nossa imaginação sobre estas eras tão distantes, poderemos contemplar tranquilamente, uma comunidade de hominídeos simiescos, ou seja, um bando macacóide único e contemporâneo, com potencial inato irreversível (que se origina da mente, sem qualquer mescla com a experiência sensível nem influência da imaginação criadora), comendo os últimos recursos alimentares que as florestas em degradação poderiam oferecer. 

Olhem eles lá, também, aventurando-se pelas savanas e abocanhando pedaços de carne, que fortuitamente encontravam pelo caminho, e complementando a alimentação com gramíneas e outras espécies vegetais, que as savanas, em franca expansão, estavam disponibilizando. 

Acabaram, evidentemente sem saber, adotando uma dieta rica em minerais, carboidratos, lipídeos, vitaminas, e principalmente, proteína animal.
Ou seja, todas as condições nutricionais para o desenvolvimento do cérebro. 

Provavelmente, procuravam aliviar apenas a fome, e as não menos prováveis cólicas intestinais, que deveriam sentir, como consequência da eventual ingestão de carne crua, muitas vezes em estado de putrefação. Mas fome, não passava mais… Então repetiam…Argh….!!!! 

Dois argumentos em favor de minha tese:

1-Os babuínos geladas das terras altas da Etiópia, são os únicos primatas que fazem isso até hoje. É certo que não comem carne, mas pequenos insetos, às vezes, descem goela abaixo, agarrados nas gramíneas, pequenos caules e raízes. 

2- Meu cachorro Sultão, comia grama do quarador de roupas de minha vó Delmira, lá em Porto Ferreira/SP. Década de sessenta. Eu era criança e quando via aquela cena, corria para minha vó e dizia:
-Vó, vó, o Surtão tá no quarador, comendo grama de novo!!

Ela redarguia:
-Ele está com dor de barriga. Já te falei, a grama é remédio para ele. Alguma coisa que comeu, fez-lhe mal. Acho que foi osso!! 

Dois comentários se fazem necessários:

1- Quarador de roupas.
Duvido que você saiba o que é isso!! Coisa antiga. Afinal não existe mais. Pergunte para sua bisavó. Aposto que ela quarou muitas roupas de seu bisavô, e com anil, principalmente as cuecas…!! 

Informo-lhes que, assim como Rubens Alves, um dia, escreveu sobre o saudoso “guarda-comidas“, pretendo escrever também sobre “o quarador de roupas da vó Delmira“. Aguardem, geração “rede social da web”. 

2- Por que o cérebro dos babuínos geladas não evoluem também??!!
Porque não têm potencial inato, acima citado, para isso. 

E assim, cada geração de “hominídeos simiescos, ou seja, cada “bando macacóide único e contemporâneo” que ia surgindo, trazia de maneira inata, algum avanço evolutivo. 

Bípede para enxergar mais longe;
Pernas compridas, para correr mais rápido;
Mãos e dedos, para agarrar;
Cabeça pequena, para não desestabilizar a estrutura ereta;
Caçar, para evitar carniça;
Ampliar os grunhidos, para se comunicar melhor. 

Mais para frente, vamos abordar a utilização do “fogo“, como evento decisivo, na escalada evolutiva. Porém, agora não. Mas, aguardem!! Incêndio anunciado…!!!

Agora, vamos sim, imaginar encontrar um destes seres simiesco, amuado debaixo de uma árvore que restou na região.
Ué, que aconteceu? Aparentemente está bem, mas muito quieto.
Não está com fome e nem sede. Não está doente. Não está machucado.
Vê-se claramente que está triste!! Nossa!! parece depressivo!! Mas há milhões de anos atrás, havia isso??!! 

Sugestão, trazê-lo, via túnel do tempo, para o Sec. XXI, e levá-lo a um psicanalista antropologo (será que existe?), para uma DR atualizada.
Diagnóstico provável: o paciente está cobrando-se, culpando-se e punindo-se mentalmente, por alguma coisa que fez, da qual, ele sente vergonha. Ele está ansiando por alívio espiritual. Espiritual…??!! Uau…!!

Rápido, voltemos ao tempo dele, porque, encontramos pela primeira vez, na história da jornada humana no planeta Terra, um legítimo indivíduo da primeira geração: “Henasceo Hominídeo Corruptus.
E para ficar mais intrigante: nenhuma geração anterior à do nosso personagem, tinha este potencial. E todas as suas gerações posteriores, ampliaram este potencial. 

Qual potencial?
Sentir algo novo, além do corpo, nunca antes sentido até então, além do medo. 

Parabéns!! simulata pensador e pretentious philosophus, Gylvaresthamar.
Auto intitulado {!! Gymha PAZS}, com antonomásia “Gymha” para seus alucinantes “Vergymhasículo§“. 

Você acaba de identificar e nomear, agora como “simulata pensador e pretentious anthropologus“, um legítimo indivíduo da primeiríssima geração:

“Henasceo Hominídeo Corruptus

 Continuaremos na próxima semana. Não percam.
(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios