EventosMGNotícias

TIRADENTES-MG COMPLETA 304 ANOS

Solenidade marca as comemorações, pelo aniversário da cidade.

A histórica cidade mineira de Tiradentes é marcada por memórias, tradições, patrimônios e belezas naturais, que encantam e que a tornam uma referência para a cultura e para o turismo brasileiro. O dia de hoje, 19 de janeiro é um marco, pois comemoram-se os 304 anos da emancipação política da localidade. “Neste 19 de janeiro, desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro!”, manifesta Rogério de Almeida, Secretário Municipal de Governo.

Na ocasião, ocorrerá a assinatura do termo de intenção de trabalho com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O intuito é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a formação e a capacitação profissional de diferentes agentes
culturais do município de Tiradentes. A parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região. Confira as ações comemorativas do evento, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

Igreja Matriz de Santo Antônio – Foto: Suellen Jacques – Stage Comunicação / Divulgação

Programação

Tendo o Largo do Sol como palco da Solenidade Cívica de 304 anos, nesta quarta-feira (19), a programação inclui: às 9h30, haverá a recepção das autoridades. Em seguida, às 10h, acontecerá a abertura oficial com o mestre de cerimônia; hasteamento das Bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro; pronunciamento do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Nilzio Barbosa; execução do Hino Oficial da cidade de Tiradentes, com letra de Paulo Terra e música do Maestro Adhemar Campos.

Nos caminhos da história

A origem da cidade de Tiradentes remonta ao ano de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial, posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, atual São João delRei. Em 1718, o arraial foi elevado à Vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro Rei de Portugal, passando em 1860, à categoria de cidade. Durante todo o Século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais. O conjunto arquitetônico da cidade de Tiradentes foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido, por isso, conservado quase intacto.

Pelas ruas de Tiradentes, a harmonia entre a paisagem arquitetônica e a Serra de São
José – Foto: Thais Andressa – Stage Comunicação / Divulgação.

Outras informações:

Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Christian Silveira Bastos – Secretário de Turismo
turismo@tiradentes.mg.gov.br
(32) 3355-2759
(32) 9 9920-1980
Assessoria de Comunicação
Filipe Ávila
(32) 9 9920-9428
imprensa@tiradentes.mg.gov.br

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios