Respirador projetado pela Mercedes é aprovado para uso no Reino Unido
Equipe responsável pelo projeto dos motores usados nos carros de Fórmula 1 da empresa se uniu ao University College London para desenvolver um dispositivo CPAP em menos de 100 horas


Um respirador desenvolvido em parceria com a equipe de Fórmula 1 da Mercedes-Benz foi aprovado para uso em pacientes com Covid-19 no Reino Unido. O projeto foi conduzido pelo University College London (UCL), junto com a Mercedes-AMG High Performance Powertrain (Mercedes HPP), responsável pelo desenvolvimento dos motores usados nos carros da equipe.
Em menos de 100 horas após a primeira reunião, em 18 de março, as equipes da Mercedes-Benz e do UCL fizeram engenharia reversa em um dispositivo CPAP cuja patente expirou. Usando simulações em computador eles refinaram o projeto, introduzindo mudanças para melhorar seu desempenho e facilitar a produção em massa.
Os 100 primeiros aparelhos serão usados em testes clínicos no hospital do UCL, antes de serem distribuídos a hospitais em todo o Reino Unido. O governo britânico encomendou 10.000 ventiladores a um consórcio formado pelas equipes do Project Pitlane e pelas gigantes BAE Systems, Airbus (ambas no setor de engenharia aeroespacial) e Ford (engenharia automotiva).
“Temos orgulho de colocar nossos recursos a serviço da UCL para entregar o projeto CPAP com os mais altos padrões e no prazo mais rápido possível.”