BrasilNotíciasPsicologiaSaúde

Prevenção ao suicídio através da Internet

O ambiente virtual reúne uma infinidade de espaços para o compartilhamento de ideias e troca de experiências.

As redes sociais são um dos meios mais utilizados para a expressão de sentimentos, principalmente aqueles relacionados à dor emocional. Em fevereiro, foi celebrado o Dia Internacional da Internet Segura. O tema deste ano é “Juntos por uma Internet melhor”. A data busca promover a utilização segura da internet por todas as pessoas. Um dos primeiros passos para isso é prestar atenção na nossa saúde mental e emocional quando acessamos a internet.

Em entrevista ao programa ‘Como Vai Você’, a psicóloga e co-fundadora do Instituto Vita Alere, Karen Scavacini, destaca que as redes sociais podem mexer com nossos sentimentos e emoções, mas é preciso lembrar que nem tudo que está sendo mostrado na tela é totalmente real. A rede, como qualquer outro dispositivo, tem um lado benéfico e outro que precisamos ficar mais atentos. Karen propõe uma reflexão: “Tentem perceber como vocês se sentem quando estão usando as redes, a quantidade de horas, se está fazendo um uso ativo, ou seja, se estão em busca de informações ou de contato, ou se estão fazendo o uso passivo, coisa de ficar olhando o feed sem parar”. De acordo com a psicóloga, esses são alguns cuidados que podem ajudar a termos um uso mais saudável e consciente da internet.

Karen Scavacini salienta que a rede de comunicação virtual nos dá a oportunidade de nos expressarmos através da escrita e do desenho. Também é possível encontrar vídeos de histórias de superação e grupos  online de acolhimento. Há, então, uma infinidade de possibilidades para serem exploradas. “As redes têm potencial enorme de conectar pessoas, de ajudar e de fazer com que se sintam pertencentes em comunidades de apoio e até na busca por ajuda. O CVV é um exemplo”, comenta.

Além dos atendimentos gratuitos pelo telefone 188, chat e e-mail, o CVV conta com uma grande variedade de materiais na internet. No site cvv.org.br é possível conhecer mais a história da entidade, inscrever-se para ser voluntário (a), e encontrar diversos materiais. Entre eles, a cartilha ‘Falando Abertamente sobre Suicídio’, elaborada com linguagem acessível para os jovens, com perguntas e respostas que desmistificam o tabu em torno do tema. No canal do @cvvoficial no YouTube, há vídeos educativos para familiares, adolescentes e professores, além de outros materiais com o apoio da Unicef. São vídeos com informações de qualidade e na linguagem adequada, favorecendo o diálogo aberto, livre de mitos.

Você também pode encontrar diversos outros materiais gratuitos no site do Instituto Vita Alere (vitaalere.com.br) e ainda acessar o Mapa Saúde Mental. Neste site você encontra serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além dos de acolhimento e atendimento gratuito ou voluntário realizados por ONGs, instituições filantrópicas, clínicas escola, entre outros. O objetivo é unir pessoas em sofrimento mental aos serviços de cuidado disponíveis online ou em sua região. O endereço é: mapasaudemental.com.br
Por fim, é importante é lembrar que, na rede ou fora dela, é possível sermos solidários, empáticos e preocupados com a gente mesmo e com outro. Parar um pouco para escutar, sem críticas e julgamentos, é um gesto que todos nós podemos fazer. Venha ser um voluntário (a) do CVV. Inscreva-se no site https://www.cvv.org.br/voluntario/.

Felipe – Porto Alegre (RS)

Fonte
CVV

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios