
A exemplo de outros prefeitos da região, na tarde de ontem, o prefeito de Ijaci, Fabiano Moretti, também anunciou o cancelamento do carnaval naquela cidade. Ele justificou o seu posicionamento alegando que o momento não é propício para aglomerações, devido ao avanço da Covid em todo o Brasil.
A decisão de cancelar o carnaval em Ijaci foi tomada pela atual gestão, com o Prefeito Fabiano Moretti e sua atual vice-prefeita Fia, que é muito querida e respeitada na cidade de Ijaci, lembrando que Fia foi peça importante para a conquista nas urnas da atual administração, e estará participando ativamente até o fim do mandato que ocorrerá apenas em 2024
Também foi divulgado pelo pesquisador Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que a transmissão de Covid-19 nas últimas duas semanas, no Sul de Minas, aumentou mais de 400%. O levantamento é feito semanalmente pela Unifal, desde o início da pandemia.
Segundo o pesquisador, “atualmente, as 10 cidades mais populosas do Sul de Minas voltaram a registrar crescimento de casos de pessoas contaminadas”.
Em Lavras, cidade mais próxima de Ijaci, em quatro dias, de segunda-feira a quinta-feira, foram confirmados 677 novos casos de Covid e isso também foi considerado pelo Chefe do Executivo daquela cidade. Um decreto cancelando a festa em Ijaci foi publicado no Diário Oficial do município de Ijaci.