Gazeta EmpregoMGNotícias

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM) se manisfesta sobre a demissão em massa realizada pelo jornal Hoje em Dia

Além de retaliação aos jornalistas que não aceitaram a redução em seus salários, a demissão mostra a tentativa de intimação a toda uma categoria

A demissão em massa promovida pelo jornal Hoje em Dia, nessa terça-feira (10/3), não é somente uma grave retaliação aos jornalistas que recusaram a redução de seus salários. Expressa também uma tentativa de intimidação de toda a categoria, que não suporta mais a desvalorização profissional.

Como é sabido, o desemprego estrutural tem como função ampliar o exército de reserva e, consequentemente, achatar salários e promover gradativamente a retirada de direitos dos trabalhadores. Ao promover as demissões, o Hoje Dia intimida: ou aceitam nossos desmandos ou ficam desempregados.

Para fazer frente a essas arbitrariedades, a luta pela estabilidade é uma bandeira legítima dos trabalhadores da notícia. Em 1966, a ditadura militar suprimiu a estabilidade no emprego com o objetivo de garantir a manutenção e ampliação da lucratividade do capital no país.

Para nós, jornalistas, lutar pela estabilidade vai além da defesa das nossas condições materiais de vida, pois também está em jogo a nossa dignidade profissional. Trata-se da nossa capacidade de cumprir a missão de informar, formar, dizer a verdade e fazer do jornalismo um instrumento da crítica social.

Oposição Sindical – Por um sindicato de trabalhadores 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios