Blogs e ColunasGeralNotícias

O mito fora da caverna. Do Trilobita via Coacervado passando pelo humanoide simiesco. De Platão a Gilmar e Ói…nóis…aqui…gennnte…

O “Mito da Cavernaou Alegoria da Caverna é uma história alegórica narrada por Platão, em sua obra magistral denominada “A República”, em que o diálogo travado entre Sócrates, personagem principal, e Glauco, seu interlocutor, visa a apresentar ao leitor a teoria platônica sobre o conhecimento da verdade e a necessidade de que o governante da cidade tenha acesso a esse conhecimento. 

Nesta divagação fortuita, proponho que o governante da caverna de Platão seja agora, uma nova representação alegórica de todos os “donos da verdade” fora das cavernas mundiais em geral. E, sendo assim, dedico esta crônica para tod@s aquel@s que se recusam a serem usad@s como massa de manobra (também conhecid@s por idiotas úteis ou alienad@s mentais) pelos “donos da verdade” (também conhecidos como idiotas inúteis ou boçais). 

Mas, atenção!! Qualquer semelhança com pessoas conhecidas ou fatos reais, terá sido mera coincidência. Mesmo assim, cuidado, porque Melanie Klein já advertiu: Quem já provou do fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso!!“. 

Para sair da caverna da ignorância, imaginei o seguinte caminho da sabedoria: “Do Trilobita via Coacervado passando pelo humanoide simiesco”, seguindo a rota: “De Platão a Gilmar”, para chegar, gloriosamente, em: “Ói…nóis…aquí…gennnte…”. 

Não será alegoria não!! Será pura realidade, se a moda pegar!!
Ou seja: Já pensaram se as populações resolvessem conhecer a realidade que existe por trás dos donos da verdade??!!
Conheçam a verdade!! Quantos mentirosos repetem isso, o tempo todo, direto e reto?? Claro, a verdade deles…a dos mitos das cavernas, que são micos dentro e fora delas, e só precisam ser revelados. 

Para começar, informo-lhes que uma das grandes visitas técnicas que realizei em toda a minha vida, concomitantemente a uma viagem de turismo, foi a visita ao “Museu de História Natural de Londres“. Um dia inteirinho para o conhecimento científico ser absorvido de maneira confiável e natural. 

Pela manhã, quando entrei no museu, era o típico habitante da caverna. Alienado, achava que o dono da verdade era o máximo da competência, honestidade, boas intenções, e que, a vida dentro da caverna não deveria ser alterada nunca, pois o dono da verdade sabia o que era melhor para mim e para todos (desde que ele desfrutasse do poder, é claro!!). O dono da verdade cuidaria de tudo para mim. Que paizão… Não vou questioná-lo nunca!! Um mito para mim!! 

À noitinha, quando saí do museu, passei a ser o típico cidadão fora da caverna. Consciente dos sistemas de dominação de ideias, e principalmente indignado com aqueles rançosos donos da verdade, dominadores das liberdades individuais, pensei: Me inclua fora dessa!!
Agora, vou questioná-los sempre, já que são micos para mim!! 

Tinha pulado fora da caverna e de todas as convenções ardilosas. Percebi que o dono da verdade, normalmente, é um ditadorzinho de merda e quer apenas permanecer no poder a qualquer custo, de qualquer forma, inclusive apregoando grandes mentiras existenciais. Assim, dizem eles: -Tenham o máximo cuidado com as pessoas que pensam diferente…são um perigo!! Eu sim, sou o bom…Fui enviado por Deus para os libertarem…Sigam-me… (ou eu prendo, arrebento e mato vocês). 

Sair da caverna, tudo bem!! Mas por que pela rota: “ Do Trilobita via Coacervado passando pelo humanoide simiesco? Seguindo de Platão a Gilmar e chegando finalmente em Ói…nóis…aqui…gennnte…”.
Confesso que, preferencialmente, desejo que os leitores construam uma resposta participativa, porém, saber os porquês das coisas aqui e agora, faz todo o sentido. (Releiam minha crônica de 10/03 p.p.) 

Isto posto, vamos conhecer um pouquinho de história natural.
Segundo a teoria da Biogênese, um ser vivo só pode surgir a partir de outro ser vivo pré existente. 

Mas, se a idade do planeta Terra é estimada aproximadamente em 4,5 bilhões de anos, sendo que, os primeiros ensaios sobre a origem da vida teriam começado há 3,5 bilhões de anos, quando a crosta terrestre teria começado a se formar com o resfriamento do nosso Planeta. 

E considerando-se também que, apesar de não haver ainda um consenso, acreditar-se hoje que a atmosfera era formada basicamente apenas por vapor de água, gás carbônico, monóxido de carbono, hidrogênio e nitrogênio.
Então, cientificamente perguntando, como surgiu o primeiro ser vivo??!! 

Não se sabe como o primeiro ser vivo surgiu, mas sabe-se que ao seu tempo, quase imemorial, surgiu um sistema organizado que denominou-se Coacervado, a primeira célula proteica. 

Coacervado é um aglomerado de moléculas proteicas envolvidas por água em sua forma mais simples. A energia para desencadear a formação dos Coacervados, teria vindo de descargas elétricas e das radiações intensas, tão comuns nas eras ainda muito primitivas. 

Os Coacervados não podem ser considerados organismos vivos, mas acredita-se que tenham, posteriormente, dado origem às primeiras formas de vida na Terra, por serem as primeiras moléculas orgânicas formadas a partir de substâncias inorgânicas da atmosfera primitiva. 

E, em seguida, foram carreadas naturalmente para os oceanos (verdadeiras sopas nutritivas), onde se agregaram por atração eletrostática e absorveram outras moléculas orgânicas simples coexistentes como: alcoóis, açúcares e principalmente os aminoácidos, dando origem à vida. 

Consideram-se principal e fundamentalmente os aminoácidos, porque essas moléculas teriam se ligado, desligado, e finalmente, juntaram-se, e assim, desencadearam expontaneamente o surgimento natural das propriedades biológicas, que formariam a vida como a conhecemos. 

Após o Coacervado, uma forma de vida primitiva insurgente comprovada é o “Trilobita” ou Trilobites. Os registros fósseis mostram que os Trilobitas surgiram há 521 milhões de anos nos oceanos, quando os continentes ainda eram uma paisagem inóspita à vida. 

A evolução do Coacervado para Trilobita naqueles tempos, é tão misteriosa quanto a evolução do Trilobita para os animais dos tempos atuais. Como exemplo mais contemporâneo, para facilitar o raciocínio, citamos a evolução do cavalo atual (porque tem-se o fóssil ancestral e tem-se o cavalo moderno), a partir de um animal ancestral do tamanho de uma raposa, denominado Hyracotherium, que tinha dedos e habitava florestas. 

Na verdade, em todos os processos evolucionários, de todos os tempos, conhecem-se apenas a espécie ancestral e a espécie moderna. O meio do caminho é como ouvir uma música gravada em um CD player, o qual gira uma rotação a cada 1 milhão de anos. 

Portanto, do Coacervado para o Trilobita, seguindo pelos humanoides simiescos, e finalmente, para todos os seres vivos modernos, incluindo-se nós, passaram-se vários bilhões de anos. Mas, os fósseis podem ser encontrados nos melhores museus de história natural do mundo, como o de Londres.

Já os seres vivos modernos, por enquanto, ainda podem ser encontrados vivos, hoje mesmo, dentro e fora dos museus. Todavia, fora, não sei até quando!! Platão já se foi e Gilmar opus seis!!!! 

Já na vertente criacionista, o cavalo foi criado por Deus no formato definitivo atual, nomeado “cavalo” por Adão (não sei em qual idioma). Salvo na arca de Noé, o único casal equídeo navegante foi solto no Monte Ararat na Turquia, após o dilúvio. Agora, multiplicando-se, circula pelo planeta em várias linhagens, como os vemos, atualmente. 

O meu cavalo chama-se Gaúcho e cavalgo todos os sábados (vide crônica anterior: “Dialogando com meu cavalo” de 03/02/21). Apenas deploro que Noé tenha poupado os carrapatos, também!! O cavalo sem carrapatos é uma maravilha, mas com carrapatos…Irra!! Bem que poderiam ter se afogado no aguaceiro diluviano, né?! 

Como o espaço gráfico é pequeno e também as pessoas estão muito ocupadas, sem muito tempo para lerem grandes divagações, vou dar um salto multi milenar, pular dos Trilobitas via Coacervados para os humanoides simiescos, e de Platão para Gilmar, bem rapidinho.
Ói nóis aqui gennnte…

Lá no museu, há referências aos Coacervados e Trilobitas, seguidas de uma sequência de fósseis de humanoides simiescos até Platão e depois dele, ou seja, até nós:
( Sahelantropus tchadensis. Orrorin tugenensis. Ardipithecus ramidus. Ardipithecus kadabba. Australopithecus africanus. Homo habilis. Homo erectus. Homo ergaster. Homo neanderthalensis. Cro-Magnon. Homo sapiens. Homo sapiens sapiens )
O termo Homo sapiens deriva-se do latim “homem sábio, homem que sabe“.
“Ser ou não ser, eis a questão!!”. William Shakespeare. 

Ops!! Antão sô Cheiquispir, podis crê qui xegô ni nóis!! Semos nóis mêmo, né??!! Bão sô!! Vixe!! É nóis na fita…Uhh…Ruhhh…. Óiiii…nóooois…aquiiii…gennnte…!!!! 

Nós chegamos, humanos, racionais, obra prima da criação, imagem e semelhança de Deus. Agora é conosco, homem sábio, homem que sabe.
Mas, e os minerais, vegetais e animais irracionais sabem alguma coisa também??!!
Nos campos e nas matas, os animais não poluem; os homens sim!! Por favor, comportem-se como animais”. AD. 

Depois de tudo isso, saber o quê e para quê, oh!! sapiens sapiens??!!
Primeira coisa: enganar para dominar;
Segunda coisa: mentir para dominar;
Terceira coisa: inventar para dominar;
Quarta coisa: pregar para dominar;
Quinta coisa: rezar para dominar;
Sexta coisa: amedrontar para dominar;
Sétima coisa: ameaçar para dominar;
Oitava coisa: agredir para dominar;
Nona coisa: matar para dominar;
Décima coisa: dominar;
Milésima coisa: dominar;
Dominar, dominar, dominar.
“Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”
Abraham Lincoln. 

Do grande Platão para o pequenino Gilmar, avisa-se aos navegantes:Na caverna do mito ou fora dela como mico, os donos da verdade querem apenas dominar, e usarão todos os artifícios disponíveis e indisponíveis para desfrutar do poder. E um monte de tontos vai adorar ser os limpa-botas deles (pode ser aquilo também). 

Que viagem, hem??!! Leiam “O Mito da Caverna” de Platão, e minhas crônicas anteriores (e as próximas). Visitem os museus.
“O rio que esquece sua fonte, seca e morre. O homem que nega suas origens, não existe”. Ditado africano. 

Protejam a Natureza, os Biomas e todas as Biodiversidades. Interessem-se pela Agroecologia. Evitem agrotóxicos. Não estacionem nas vagas de idosos e deficientes. Protejam as crianças, os idosos e os jardins.
Cuidado com os “donos da verdade” micos. Ame a liberdade, seja livre, ninguém é seu proprietário. Viva a vida enquanto é possível!!

Paulo Freire vive:
Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios