EducaçãoLavrasNotíciasTecnologia

Novo aplicativo ajuda a proteger motoristas e animais contra acidentes em estradas do país

O aplicativo U-Safe foi desenvolvido por startup vinculada à UFLA e já está disponível para download gratuito

Proteger os usuários e a fauna nas estradas – esse é o objetivo do U-Safe, aplicativo produzido pela Environment, startup socioambiental que nasceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e está incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA).
O U-Safe utiliza anéis de proteção e emite notificações para informar sobre os pontos de atropelamento de animais.

O app emprega dados reais de acidentes rodoviários, atropelamentos e presença de animais nas estradas brasileiras, modela os riscos para cada quilômetro e informa aos motoristas quais trechos de estradas são mais perigosos. Assim, o aplicativo ajuda a salvar vidas humanas e a proteger a biodiversidade brasileira. O usuário pode ainda ser informado sobre pontos de atropelamento de, por exemplo, espécies ameaçadas.

O U-Safe utiliza “anéis de proteção” para informar sobre os pontos de atropelamento de animais, emitindo uma notificação de alerta do risco potencial quando o motorista se aproxima do local. Quanto maior um anel, maior a chance de se atropelar um animal ou de sofrer um acidente. Na fase inicial, após o lançamento do app, estarão disponíveis informações de tamanduá-mirim, capivara, gambá, seriema e urubu. No futuro, o U-Safe poderá informar locais de atropelamento de animais de grande porte, reduzindo acidentes graves ou atropelamentos de animais ameaçados de extinção, além de ajudar na proteção da biodiversidade. A frequência das notificações é ajustada pelo usuário.
Disponível para Android, o aplicativo, de download gratuito, permite que o usuário escolha o estado para o qual deseja baixar o banco de dados. “Se um motorista sair de Lavras com destino a Belo Horizonte ou São Paulo, ele vai saber qual o risco, quilômetro a quilômetro, na BR-381”, explica o idealizador da tecnologia, professor Alex Bager, do Centro Brasileiro de Ecologia de Estrada (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
De acordo com o pesquisador, os interessados em conhecer a ferramenta terão mais de 9 mil quilômetros de trechos de risco disponíveis, por tempo indeterminado, para utilizar o aplicativo e conhecer seus benefícios, com destaque para a proteção ambiental. “A iniciativa visa a proteger nossa biodiversidade, ao emitir esses alertas sobre os lugares de risco. O motorista pode tomar a decisão de diminuir a velocidade, redobrar a atenção, aumentando a segurança de todos os passageiros/cargas e, por consequência, evitando a perda da biodiversidade de forma proativa. Lembrando que o U-Safe atua tanto em relação a animais silvestres quanto domésticos, e indica também áreas de acidente em geral”, comenta Bager.
Para o pesquisador, a startup criada em 2019 é a forma concreta de mostrar como o conhecimento científico da Universidade pode ser traduzido em tecnologia para gerar proteção de animais e de pessoas em todo o território brasileiro, ao alcance de toda sociedade.
Novo Urubu
Além do U-Safe, a startup relançou o Sistema Urubu V.2. O aplicativo foi criado em 2014 pelo CBEE / UFLA e possui o objetivo reduzir as mortes de animais silvestres, provocadas por mais de 475 milhões de atropelamentos a cada ano nas estradas do Brasil.
Depois de um período de hibernação, o Urubu ressurge renovado e com novidades, como o Atropelômetro, contador que quantifica o número de animais silvestres atropelados nas estradas brasileiras entre o dia 1o de janeiro e a data do seu acesso. Além disso, agora os usuários podem atingir níveis, ao enviar os registros demonstrando engajamento com a conservação da biodiversidade. São seis conquistas que vão do Baby-Bu ao Bu-Rei.
A nova versão do Urubu permite registrar fotos de animais silvestres e domésticos. A equipe decidiu também mapear áreas de acidentes com cachorros, gatos, cavalos e outros animais, para ajudar no bem-estar animal e na redução de acidentes em estradas. Ao fazer o registro da fauna, após aprovação, o usuário tem acesso a informações da biologia e ecologia da espécie, e poderá ver em um mapa o ponto onde ocorreu o registro.
Apesar de hoje ser custeado e desenvolvido pela Environment, o Sistema Urubu continua como um projeto do CBEE no que se refere à pesquisa, extensão e políticas públicas.
*Da assessoria da UFLA

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios