BrasilNotíciasSaúde

Melatonina produzida no pulmão barra ação de coronavírus, diz novo estudo

Hormônio do sono impede que SARS-CoV-2 infecte uma pessoa e ajuda a entender casos de assintomáticos

Um estudo elaborado por cientistas brasileiros revelou que o hormônio melatonina produzido nos pulmões funciona como uma barreira contra o coronavírus (SARS-CoV-2). A pesquisa, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), foi publicada na revista científica

De acordo com com o estudo, a melatonina, um hormônio natural produzido para a indução do sono, impede que o coronavírus ative os genes codificadores de proteínas, usados para que o vírus se reproduza no corpo. As células que seriam responsáveis pela expressão destes genes são os macrófagos residentes e estão presentes no nariz e nos alvéolos pulmonares e epiteliais do corpo – estruturas que são portas de entrada no coronavírus no nosso organismo.

Ao bloquear a síntese proteica, a melatonina acaba impossibilitando a reprodução do coronavírus e a ativação do sistema imunológico. Nestes casos, o coronavírus permanece nas vias respiratórias por alguns dias e, então, fica livre para encontrar outro hospedeiro que não seja a pessoa cuja melatonina bloqueou a ação do vírus.

A descoberta dos pesquisadores da USP, que analisaram pelo menos 455 genes relacionados à forma como o SARS-CoV-2 se comporta no corpo humano, abre horizontes para a comunidade científica entender por que algumas pessoas apresentam sintomas de COVID-19 e outras são assintomáticas.

Usar melatonina previne COVID-19?

O estudo também abre margem sobre um possível uso de melatonina em sua forma nasal – seja em gotas ou em em ou aerossol – na prevenção da COVID-19.

Porém, esta recomendação ainda não é feita pelos cientistas, uma vez que para a comprovação da eficácia da melatonina como método preventivo para a doença será necessário mais estudos aprofundados sobre o assunto.

Vale lembrar que, até o momento, não há nenhuma substância comprovada cientificamente que seja usada como medicamento para o tratamento da COVID-19. Pacientes que são acometidos pela doença são orientados a realizar os seguintes procedimentos, apenas:

  • Fazer repouso
  • Beber bastante água
  • Utilizar umidificador no quarto
  • Tomar banho quente para aliviar dores e tosse
  • Usar medicamentos para alívio de sintomas, como dor e febre (antitérmicos e analgésicos), conforme orientação médica.

Quanto à prevenção da COVID-19, o único método comprovadamente eficaz para a doença é a vacinação – prática já aplicada em alguns países do mundo.

No Brasil, porém, não foi aprovada nenhuma vacina ainda para a COVID-19. Duas delas estão em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina de Oxford e a Coronavac, e o resultado do pedido de uso emergencial deve sair nos próximos dias.

Fonte
Minha Vida

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios