Blogs e ColunasGeralNotícias

II-África, não os perdoe, porque eles sabem o que fazem… (Segunda parte)

Em seguida, embarquei para Kigali, capital da Ruanda, com conexão em Bujumbura, capital do Burundi. Uma delegação da ULPGL me esperava no aeroporto de Kigali, para conduzir-me a Goma. Foi neste momento que conheci o Sr. Deodome Bakenga Akimali, a quem mais tarde, eu denominaria: “Super Bakenga“, meu “santo anjo protetor e zeloso guardador”, nas andanças pelo perigoso North Kivu da RDC. Oportunamente, falarei mais sobre ele. 

Descemos de carro, a região vulcânica fronteiriça entre Ruanda e RDC, utilizando uma rodovia construída pelos chineses. Bem que eu gostaria de poder escrever o porquê dos chineses “generosamente” construírem esta rodovia, que liga Kigali a Goma. Mas, agora, não convém, então…prossigamos!! 

E, para se localizarem melhor, informo-lhes que, esta região é a do imenso Lago Kivu, do icônico Parque dos Gorilas, e do famoso Vulcão Nyragongo, em plena atividade vulcânica.

Lá, dizem, que, foram 7 milhões de civis mortos (homens, mulheres, jovens e crianças). Ouvi muitos relatos relativos ao pós guerra, e pretendo repassá-los, oportunamente. Aguardem!! Serão relatos vivenciados, presencialmente, por mim. 

Naquela ocasião, embora a ONU e a Bélgica tivessem forças de segurança estacionadas na Ruanda, não foi dado um mandato oficial (Onde estava o tal Conselho de Segurança, hem??!!), para suas respectivas tropas, impedirem a horrenda matança. 

Os franceses foram acusados de não fazer o suficiente para parar a chacina. E os Estados Unidos estavam determinados a não se envolverem no conflito. Os outros países enfiaram a cabeça num buraco, e disseram: Pela nossa visão, está tudo bem!! 

Na verdade, os belgas e a maioria da forças de paz da ONU retiraram-se covardemente, do epicentro da crise, deixando para trás, verdadeiros rios de sangue (literalmente). Conheci o rio que foi entupido por cadáveres mutilados e descartados. 

O genocídio que começou na Ruanda e Burundi, estendeu-se por todo o entorno, atingindo em cheio o North Kivu da República Democrática do Congo. Pessoas foram mortas brutalmente.A maioria a golpes de facões e machados, após serem submetidas a torturas inenarráveis. 

Em resposta, alguns moradores congoleses formaram grupos de autodefesa. E os nativos do leste da RDC, viram-se completamente envolvidos em uma guerra civil não declarada, que dura até hoje... 

Sim, isso mesmo, até hoje, porque a região é muito rica em recursos minerais, com destaque para o “Coltan“. O Coltan (ouro azul) é uma mistura natural de dois minerais raros caríssimos, a saber: columbita e tantalita. 

Ambos os metais são fundamentais para toda a tecnologia mundial atual, relacionada ao desenvolvimento de equipamentos eletrônicos de última geração. Pode-se dizer que a RD Congo, contém as únicas reservas mundiais de Coltan, comercialmente viáveis do planeta. 

Da columbita extrai-se o nióbio. O nióbio é funcionalmente semelhante ao tântalo, além de ter potencial extra como supercondutor. Da tantalita extrai-se o tântalo, utilizado na fabricação de pequenos condensadores presentes na maioria dos aparelhos eletrônicos portáteis, tais como: celulares, notebooks e computadores em geral. 

Atualmente, o conflito é, principalmente, em torno da posse destas minas. Mas, os interesses internacionais que parasitam a região, e armam os grupos de mercenários, mascaram seus crimes contra a humanidade, alegando, descaradamente, “antigas rivalidades étnicas, territoriais e políticas, locais”. 

Onde estava, e, onde está o famigerado Conselho de Segurança, enquanto tudo isso vai acontecendo??!! Informo-lhes, também, que os cinco países desse patético Conselho têm interesses reais na minas de Coltan da região. Basta verificar a origem dos modernos armamentos de guerra, e de seus municiamentos ininterruptos, disponibilizados para os “rebeldes“. 

Gostaria muito de saber destes hipócritas do Conselho, como é que as armas, manufaturadas (made in) nos seus respectivos países, vão parar nas mãos dos mercenários nativos, continuamente? E muitos destes guerrilheiros são apenas crianças!! 

E aquela famosa agência corporativa, especialmente dedicada às crianças, não tem nada a dizer??!! Propaganda sabem fazer muito bem. Eles poderiam explicar para o mundo, como é que um dos países vitalícios, membro do tal Conselho, entrou no Parque dos Gorilas, para explorar petróleo? E de maneira predatória!! 

A resposta é sempre a mesma: “Direito ao veto”. E os demais países da assembleia que se f…E, pior, os demais países se f…e aceitam, caladinhos. Covardes!! 

A indiferença às tragédias humanitárias diárias na região, entre elas, os saques, torturas e massacres de aldeões, a golpes de machados e facões; o estupro sistemático de mulheres e de crianças, são outras barbáries recorrentes, que os patifes engravatados, ignoram covardemente. Afinal, é preciso preservar as relações comerciais, principalmente com aquele grande país da Ásia. Muitos dólares em jogo… 

E, para tentar suavizar a indiferença com o sofrimento das populações locais, eles, eventualmente, distribuem humilhantes cestas básicas (Food Donations), que, basicamente, contêm o que eu denomino: “farinha te-engano-que-eu-gosto “. 

Pobre gente, como sofrem… Recentemente, criaram umas barrinhas de alimentação, que eu denomino: “Coma-sei-lá-o-quê”. Nossa!!! como são “caridosos”…esses delinquentes socioambientais. 

Porém, promover emprego e renda dignos, nem pensar. Promover a produção de alimentos básicos fundamentais, nem pensar. Afinal, quem come pelas mãos dos outros, será sempre dependente e obrigado a ser agradecido. Será sempre mão de obra barata. Será sempre nada, ninguém, ou coisa alguma.

“Um país só poderá ser forte, poderoso, independente e soberano, se e somente se, produzir o seu próprio alimento e não depender de outros para alimentar-se”. Prof. Gilmar Tavares. 

“A country can only be strong, powerful, independent and sovereign, if and only if it produce its own food and not rely on others to feed themselves”. Prof. Gilmar Tavares. 

“Un pays, il ne sera fort, puissant, indépendant et souverain que si, et seulement si, il produit sa propre nourriture et ne pas dépendre des autres pays pour sa nourriture”. Prof. Gilmar Tavares. 

Contudo, para quem não vivencia e/ou nem se importa com estas dolorosas tragédias humanitárias, as explicações são até bem simples, e ótimas para “tirar o corpo fora” (Me inclua fora dessa, por favor…): 

1-A culpa é do Adão e do pecado original. Quando Adão e Eva pecaram comendo o fruto proibido, lá no paraíso, automaticamente, entregaram o mundo nas mãos de Satanás. E agora, os africanos têm de aguentar, por herança, sua parcela de culpa, e as danosas consequências pós delito gênese adâmica. 

Ou seja, tudo culpa do Adão, todavia, não aquele Adão dono da barbearia que frequento semanalmente em Lavras, mas sim, aquele histórico, da paradisíaca Eva. Uma aguda curiosidade:-Para os suiços, qual tem sido a parcela de sofrimento, como consequências do pecado original??!! (Extensivo aos finlandeses, dinamarqueses, suecos e noruegueses). 

2-A África está submetida à maldição lançada por Noé, ao filho de Cam, Canaã. Tal maldição fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim. Portanto, os negros foram amaldiçoados, e não têm jeito de mudar, nunca mais. 

Foi exatamente esta explicação que respaldou a promulgação da “Bula Romanus Pontifex”, em 1455, liberando a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal, e proibindo que homens negros fossem ordenados clérigos. 

3-Eles estão resgatando os débitos de outras vidas, já vividas. Ou seja, estão pagando o que fizeram de errado em vidas anteriores, para poderem, assim, evoluirem espiritualmente, e se transformarem em espíritos de grande luz. Eles devem, inclusive, agradecer por estes sofrimentos dolorosíssimos e por seus cruéis algozes. Denomina-se: Lei de Causa e Efeito ou reencarnação.

Usando-se os mesmos raciocínios anteriores, fico pensando: -Será que é por isso que existe Somália e Suiça??!! Assim, quem nasce na Somália, teria enormes débitos kármicos. E quem nasce na Suiça (também na Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega), por outro lado, teria enormes créditos kármicos. Bem, quanto aos créditos bancários em conta corrente, nem é preciso comentar-se a diferença. 

Contudo, para quem vivencia e/ou se importa com estas dolorosas tragédias humanitárias, e acha que é covardia “tirar o corpo fora“, ofereço, modestamente, a minha explicação pessoal:

-A melhor maneira de enganar, dominar, explorar, parasitar, saquear e roubar o semelhante, é criando, impondo e usufruindo-se, de explicações mitológicas filosóficas transcendentais alienantes. Ou seja, criam-se leis, dizendo-se que são de Deus. E quem vai discutir…??!! Cumpra-se!! Principalmente, quando elas beneficiam ao legislador. 

Sugestão: Reler “O mito fora da caverna. Do Trilobita via Coacervado passando pelo humanoide simiesco. De Platão a Gilmar e Oi…nóis…aqui…gennnte…”.
https://www.agazetadelavras.com.br/o-mito-fora-da-caverna-do-trilobita-via-coacervado-passando-pelo-humanoide-simiesco-de-platao-a-gilmar-e-oi-nois-aqui-gennnte/

 E Regina Navarro Lins escreveu:
“Numa cultura em que sofrimento é virtude, não é de se estranhar a falta de ousadia em se viver feliz de forma verdadeiramente prazerosa. A felicidade e a alegria são vistas como alienação, ao contrário da angústia existencial, que é respeitada”. 

Continuaremos na próxima semana. Não percam. 

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios