De posse de algumas informações dos beneficiários, os golpistas criam uma simulação de atendimento, usando o padrão de checagem de dados com a imagem da Helô, a assistente virtual do INSS. A partir desse falso atendimento, tentam conseguir dados pessoais dos beneficiários.
É importante esclarecer que a Helô é uma assistente virtual, uma ferramenta de atendimento acessada pelo usuário dentro do aplicativo MEU INSS, que funciona como um plantão de dúvidas. Então, é importante deixar bem claro: quem acessa a assistente virtual é o próprio cidadão, após fazer seu login no MEU INSS.
Os principais dados solicitados pelos golpistas são fotos de documentos de identificação e selfies do rosto do beneficiário segurando esses documentos, visando a solicitação de empréstimos em seu nome. Vale lembrar que os atendentes da Central 135 e o chat humanizado da Helô solicitam que o segurado confirme alguns dados, como o CPF e o nome da mãe durante o atendimento, mas nunca através de fotos de documentos, por exemplo.
Reforçando: o INSS não entra em contato com os beneficiários por meio de aplicativos de mensagens nem pede envio de documentos pessoais por esses meios. Em caso de necessidade, o INSS pode entrar em contato com seus segurados por meio das informações que possui em seu cadastro, como e-mail, telefone e endereço. Mas, esses contatos ficam registrados no aplicativo Meu INSS e podem ser verificados na Central 135. E quando é necessário o envio de alguma documentação, no caso de cumprimento de exigência, por exemplo, esse envio é feito também através do MEU INSS.
O que fazer
Caso alguém entre em contato pedindo documentos em nome do INSS, encerre imediatamente a conversa e bloqueie o contato. O segurado também pode ajudar o INSS a prevenir golpes denunciando a tentativa na Ouvidoria, através do portal Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/), ou pela Central 135.
Se for vítima desse golpe, procure, assim que descobrir, um estabelecimento policial e faça um Boletim de Ocorrência. Em seguida, comunique os órgãos envolvidos no recebimento de seu benefício, como o próprio INSS e o banco pelo qual recebe, para verificar o que pode ser feito.
Em caso de dúvida com relação a esse e outros assuntos, ligue para a Central 135, que atende de segunda a sábado de 7h às 22 horas. Também é possível solicitar atendimento do chat humanizado da Helô, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss.