BrasilMeu INSSNotíciasSaúde

INSS & Você

Beneficiário do INSS: fique atento para não cair no golpe da falsa Central Helô

O INSS alerta a população sobre mais um tipo de golpe que vem ocorrendo através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Golpistas estão se passando por uma falsa “Central de Atendimento” e, para dar maior credibilidade, utilizam a imagem da atendente virtual Helô, que funciona dentro do Meu INSS.

De posse de algumas informações dos beneficiários, os golpistas criam uma simulação de atendimento, usando o padrão de checagem de dados com a imagem da Helô, a assistente virtual do INSS. A partir desse falso atendimento, tentam conseguir dados pessoais dos beneficiários.

É importante esclarecer que a Helô é uma assistente virtual, uma ferramenta de atendimento acessada pelo usuário dentro do aplicativo MEU INSS, que funciona como um plantão de dúvidas. Então, é importante deixar bem claro: quem acessa a assistente virtual é o próprio cidadão, após fazer seu login no MEU INSS.

Os principais dados solicitados pelos golpistas são fotos de documentos de identificação e selfies do rosto do beneficiário segurando esses documentos, visando a solicitação de empréstimos em seu nome. Vale lembrar que os atendentes da Central 135 e o chat humanizado da Helô solicitam que o segurado confirme alguns dados, como o CPF e o nome da mãe durante o atendimento, mas nunca através de fotos de documentos, por exemplo.

Reforçando: o INSS não entra em contato com os beneficiários por meio de aplicativos de mensagens nem pede envio de documentos pessoais por esses meios. Em caso de necessidade, o INSS pode entrar em contato com seus segurados por meio das informações que possui em seu cadastro, como e-mail, telefone e endereço. Mas, esses contatos ficam registrados no aplicativo Meu INSS e podem ser verificados na Central 135. E quando é necessário o envio de alguma documentação, no caso de cumprimento de exigência, por exemplo, esse envio é feito também através do MEU INSS.

O que fazer

Caso alguém entre em contato pedindo documentos em nome do INSS, encerre imediatamente a conversa e bloqueie o contato. O segurado também pode ajudar o INSS a prevenir golpes denunciando a tentativa na Ouvidoria, através do portal Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/), ou pela Central 135.

Se for vítima desse golpe, procure, assim que descobrir, um estabelecimento policial e faça um Boletim de Ocorrência. Em seguida, comunique os órgãos envolvidos no recebimento de seu benefício, como o próprio INSS e o banco pelo qual recebe, para verificar o que pode ser feito.

Em caso de dúvida com relação a esse e outros assuntos, ligue para a Central 135, que atende de segunda a sábado de 7h às 22 horas. Também é possível solicitar atendimento do chat humanizado da Helô, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site gov.br/meuinss.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios