BrasilNotíciasPolítica

Criticada por bolsonaristas, Regina Duarte toma posse como Secretária de Cultura

Em evento de posse, a atriz falou em pacificação e diálogo permanente

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em evento com pouco prestígio da classe artística, a atriz Regina Duarte assumiu nesta quarta-feira (4) a Secretaria Especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro prometendo pacificar a pasta e manter diálogo constante com a classe cultural, a sociedade e o Congresso.

 “Meu propósito aqui é de pacificação, diálogo permanente com o setor cultural, estados e municípios, Parlamento e com os órgãos de controle”, disse.

Ela acrescentou ainda que “o apoio do Legislativo é indispensável para que se tornem reais os objetivos da tarefa que vamos realizar a partir de hoje”.

Depois de usar termos de relacionamento, como “namoro” e “noivado”, para falar do convite para integrar o governo, Regina desceu a rampa presidencial vestindo um terno tailler branco e uma saia preta e de braços dados com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

Conhecida por seus célebres papeis na televisão brasileira, a “namoradinha do Brasil” entrou no salão nobre do Palácio do Planalto de forma performática, gesticulando como quem aguarda aplausos.

Regina fez um discurso de 15 minutos, durante o qual exaltou o papel e a diversidade da cultura brasileira e defendeu valores familiares. Ela também disse que precisa de oração.

Sua fala, feita de forma performática, com pausas dramáticas, risadas, olhares e gestos, exaltou a necessidade de democratizar a cultura.

Ela brincou que sabe que Bolsonaro é bravo e disse que o humor faz parte da sociedade brasileira, dizendo que cultura é “feita de palhaçada”.

Ao se apresentar para o cargo, disse estar “municiada de confiança e coragem” para a missão.

Com orçamento apertado na Secretaria, disse que pode “passar o chapéu” para arrecadar recursos para suas ações. “Posso ser um tanto ingênua, mas eu acredito que possa se fazer muita cultura e arte com os recursos que nós temos, com criatividade”, disse.

Criticada nas redes sociais pela rede de apoio bolsonarista por ter exonerado apoiadores do escritor Olavo de Carvalho, a atriz fez questão de pontuar que aceitou o cargo por ter tido a promessa de que assumiria a pasta com “carta branca” e “porteira fechada”.

“O convite que me trouxe até aqui [foi com as condições] de porteira fechada, carta branca, e foi com esses argumentos que eu me estimulei para trazer uma equipe para colocar a mão na massa.”

Embora a atriz tenha prometido fazer uma cultura “acima das ideologias”, o público presente no evento contou com poucos artistas e, sobretudo, com a rede de integrantes do governo e de bolsonaristas.

Nomeada nesta quarta, Regina fez uma série de exonerações na pasta, publicadas no Diário Oficial da União.

Após encerrar um contrato de 50 anos com a TV Globo, a atriz chega ao governo Bolsonaro com um salário mensal de R$ 17.327,65.

Ela já enfrenta resistência da ala ideológica do governo, em especial de seguidores do escritor Olavo de Carvalho, pelas exonerações feitas nesta quarta.

Entre as exonerações oficializadas está a de Dante Mantovani, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), que é aluno de Olavo e membro da Cúpula Conservadora das Américas.

Mantovani havia sido nomeado, em dezembro de 2019, pelo ex-secretário da Cultura Roberto Alvim, que deixou o cargo em 17 de janeiro após fazer um vídeo com referências de um ministro da Alemanha nazista.

Regina é a terceira pessoa a comandar a pasta, marcada por uma série de controvérsias desde o início da gestão Bolsonaro.

Fonte
Noticia ao Minuto

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios