Blogs e ColunasNotíciasPassarinho Azul Semeador

Cada dia a mais, é um dia a menos!!!

Segunda parte

Cada dia a mais, é um dia a menos!!!
(Segunda parte)

Lembro-lhes de que encerramos a primeira parte, assim:
Digo-vos: praticai o bem. Por quê?? O que ganhais com isso??
Nada!!! não ganhais nada!!!Nem dinheiro, nem amor, nem respeito, nem talvez paz de espírito. Talvez não ganheis nada disso!!!
Então por que vos digo: Praticai o bem??Porque não ganhais nada com isso!!!
Vale a pena praticá-lo por isto mesmo!!!”.
(Fernando Pessoa).

Continuando o assunto. 

Para subsidiar a temática que estou desenvolvendo nesta série de posts, creio ser muito útil neste momento, lembrar o questionamento do Papa Bento XVI, quando visitou o tenebroso campo de concentração nazista Auschwitz, na Polônia:

“Por que Deus se silenciou quando 1,5 milhão de vítimas, a maioria judeus, morreram no “vale de escuridão?”.

 “Por que, Deus, o Senhor permaneceu em silêncio? Como pôde tolerar tudo isso? Onde estava Deus naqueles dias? Por que ficou ele em silêncio? Como pôde ele permitir esse massacre sem fim, esse triunfo do mal?”

E Bento 16 disse, também, que:
<Era humanamente impossível “penetrar nos mistérios de Deus para entender tamanha maldade, mas apenas chorar humilde e insistentemente pelo Senhor”>.

 E eu me lembrei:
“Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento”. Salmo 32.7. 

O Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ao visitar a África em 01/11/2013, disse:
“Gostaria de pedir perdão pelo que os alemães fizeram com seus ancestrais aqui” (crimes e massacres cometidos na Tanzânia durante o domínio colonial alemão), disse Steinmeier durante uma visita ao Museu Maji Maji, na cidade de Songea, no sul da Tanzânia.

“Quero assegurar-lhes que nós, alemães, buscaremos com vocês respostas para as perguntas não respondidas que não lhes dão paz”.

Acontece, que, entre o fim do século 19 e o início do século 20, a Alemanha manteve várias colônias, incluindo territórios na atual Tanzânia, Burundi, Ruanda, Namíbia, Camarões, Togo e Gana. A parte continental da Tanzânia fazia parte da antiga África Oriental Alemã, colônia no leste do continente africano que foi criada nos anos 1880 e dissolvida durante a Primeira Guerra Mundial, quando foi tomada por forças do Reino Unido.

Já, em 2021, a Alemanha havia reconhecido oficialmente ter cometido genocídio durante a colonização da Namíbia, e anunciou uma compensação financeira para reparar os crimes.

Importante lembrar que a França, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria-Hungria, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Noruega, Turquia e EUA assinaram a ata da “Conferência de Berlim em 1885“, que repartia os territórios africanos para cada país, independentemente da vontade dos residentes seculares, e esmagava com violência, qualquer resistência local.

O inferno africano, que havia começado com a escravidão, era então, oficializado como legal, agora, em ata. Pasmem!!

Revejam o post IV, da série de cinco posts:
África, não os perdoe, porque eles sabem o que fazem…”
(Primeira parte)
https://www.agazetadelavras.com.br/i-africa-nao-os-perdoe-porque-eles-sabem-o-que-fazem-primeira-parte/

Neste post IV, escrevemos: “Mas, desgraçadamente, chegariam os colonizadores europeus, especialmente, os belgas e os alemães. E os tempos de coexistência pacífica dariam espaço para um genocídio sem precedentes, na história daquela região”.

“Entre as várias estupidezes cometidas pelos colonizadores, destaca-se aquela de quebrar a harmonia entre as comunidades hutus e tutsis, com a adoção de uma política pró tutsis e contra hutus. Ou seja, os tutsis foram considerados seres superiores aos hutus”.

E quem quiser se inteirar detalhadamente desta tragédia humanitária sem precedentes na história da humanidade, sugerimos que assistam premiadíssimo filme ” Hotel Rwanda“.

Wikipedia (sic):
Hotel Rwanda (bra/prt: Hotel Ruanda)[3][4] é um filme de 2004 dirigido por Terry George e estrelado por Don CheadleNick NolteJoaquin PhoenixDesmond Dube e Sophie Okonedo.[5] 

Outra sugestão é conhecer a pureza original do pensamento africano em:
“Alguns Contos Africanos”

Como complemento, sugerimos:
“Histórico do Projeto Vozes da África”
http://ciencia.ufla.br/todas-opiniao/721-projeto-vozes-da-africa

E encerramos com o mestre Paulo Freire, o brasileiro mais premiado no exterior:

“Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época”.

Continuaremos no próximo post.

(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Informo também , que, não tenho patrocínio ou patrocinadores. As propagandas comerciais veiculadas nas minhas matérias, não me remuneram direta ou indiretamente, e são inseridas unilateralmente pelo jornal.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios