NotíciasObrasRegião

Blitz amplia fiscalização do Crea-MG em Lavras

Com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, a ação vai ampliar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes.

Imagem crea-minas

A fiscalização em obras e empresas de Lavras será reforçada por blitz do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023. Com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, a ação vai ampliar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. Essa é uma das séries de atividades promovidas pelo Crea-MG na cidade nesta semana.

A blitz vai percorrer cerca de 160 empreendimentos, verificando o exercício profissional regular da engenharia, da agronomia e das geociências. Na última blitz realizada na cidade, em outubro de 2022, o Crea-MG realizou 172 ações de fiscalizações, nas quais foram identificadas 50 irregularidades. O inspetor-chefe do Crea-MG em Lavras, engenheiro civil Stênio Igor Mendonça, destaca que ao fiscalizar o exercício profissional, o Conselho protege a sociedade da atuação de pessoas inabilitadas. “A fiscalização do Crea é ampla, não se restringe a construção civil. Toda atividade que requeira o trabalho de engenheiros, agrônomos e geocientistas o Crea fiscaliza”, afirma Stênio.

A atuação de profissional habilitado, com formação e atribuições adequadas, é obrigatória nas atividades técnicas de engenharia, agronomia e geociências. Já a empresa deve ser registrada no Crea-MG e possuir quadro técnico compatível com as suas atividades. Durante a ação, os fiscais exigem ainda a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que deve ser emitida pelo profissional. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça a importância do registro desse documento. “O proprietário deve sempre exigir a ART referente às atividades contratadas. Este documento é o que dá garantia de que o profissional ou empresa possuem habilitação legal e condições técnicas para a realização das atividades de forma segura e eficiente”, destaca Nicolau Neder.

Denúncia – A sociedade  pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas. É possível  denunciar infrações ao Código de Ética, como imperícia, imprudência e negligência. Confira mais informações no http://www.crea-mg.org.br/fiscalizacao/denuncias. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Mais notícias

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios