Blogs e ColunasGeralNotícias

A Origem do Bem e do Mal Segundo o Mal do Bem e o Bem do Mal

Primeira parte

Prezad@s leitor@s, certo dia, perguntaram a Sócrates, lá no Templo de Apolo em Delfos: “Conhecete a ti mesmo ??” E ele teria respondido: “Só sei que nada sei !!!”

E tod@s nós, estimad@s leitor@s, os pobres mortais, sabemos que nada sabemos, e portanto, não nos auto conhecemos??!! Ou, seria você diferente, ou seja, sabe que se conhece??!! Tem certeza disso??!!
Por favor, solicito que responda:

1-Você nasceu na “Suíça” ou na “Somália“?
Evidentemente, Suíça e Somália, aqui, são símbolos do berço privilegiado, ou não, onde você nasceu. Afinal, sabe-se que o meio ambiente onde a gente nasce, nos influencia!!

2-Qual a sua herança genética?
Ou seja, o quê você herdou geneticamente de seus pais?. Não é só o pezão do papai e a mãozinha da mamãe. Sabe-se que há muito mais características herdadas, e provavelmente, não se conhece nem a décima parte dessa hereditariedade adquirida compulsoriamente!!

3-Como foram seus meses de desenvolvimento no útero materno?
Sabe-se que o feto assimila todo o emocional da mãe, em todo o período intra uterino!!

4-Depois que você nasceu, como foram os dias da primeira infância em seu entorno?
O quê seus pais, avós, tios, primos, vizinhos, amigos, conhecidos, professores, religiosos e religião, ensinaram-lhe (ou empurraram goela abaixo)?
Sabe-se que cada um deles passou-lhe uma demão de tinta emocional, tirando-lhe a sua cor única, natural, especial e singular!!

5-Logo após a primeira infância, como você lidou com os seus primeiros impulsos sexuais?
O meu escritor predileto, Ruben Alves, dizia que sentia um tremor irriquieto, estranho, principalmente quando se aproximava das coleguinhas!!
Sabe-se que é muito comum dizer-se: menin@ fei@, não ponha a sua mãozinha aí, senão eu te bato!!
Ou: não fale isso, que é pecado, papai do céu fica triste, e se falar de novo, eu passo pimenta na sua língua!!

6- E agora, prezad@s leitor@s, após estas experiências infanto-juvenis compulsórias de crescimento incremental, durante as quais, todos nós mais ouvimos e vimos, do que falamos. Atualmente, como vocês vivenciam as circunstâncias e/ou acasos fortuito de sua vida adulta cotidiana?
Sabe-se que Circunstância é uma situação ou acontecimento ou fato eventual, que contribuem ou influenciam com implicações existenciais, e Acaso, é ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível); casualidade, eventualidade);

7- Afinal, quem é você? Quem seria você? Quem você gostaria de ser?
“Ser ou não ser, eis a questão!!”. William Shakespeare;

 8- O quê você pensa desta parte da citação existencial de Paulo ?:
“Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço…”

Mas, antes de continuarmos as divagações, vamos recordar um post anterior:
“O mito fora da caverna. Do Trilobita via Coacervado passando pelo humanoide simiesco. De Platão a Gilmar e Ói…nóis…aqui…gennnte…”
https://www.agazetadelavras.com.br/o-mito-fora-da-caverna-do-trilobita-via-coacervado-passando-pelo-humanoide-simiesco-de-platao-a-gilmar-e-oi-nois-aqui-gennnte/

Extrato deste post:
Não se sabe como o primeiro ser vivo surgiu, mas sabe-se que ao seu tempo, quase imemorial, surgiu um sistema organizado que denominou-seCoacervado”, a primeira célula proteica.

 Coacervado é um aglomerado de moléculas proteicas envolvidas por água em sua forma mais simples. A energia para desencadear a formação dos Coacervados, teria vindo de descargas elétricas e das radiações intensas, tão comuns nas eras ainda muito primitivas.

Os Coacervados não podem ser considerados organismos vivos, mas acredita-se que tenham, posteriormente, dado origem às primeiras formas de vida na Terra, por serem as primeiras moléculas orgânicas formadas a partir de substâncias inorgânicas da atmosfera primitiva.

E, em seguida, foram carreadas naturalmente para os oceanos (verdadeiras sopas nutritivas), onde se agregaram por atração eletrostática e absorveram outras moléculas orgânicas simples coexistentes como: alcoóis, açúcares e principalmente os aminoácidos, dando origem à vida. 

 Consideram-se principal e fundamentalmente os aminoácidos, porque essas moléculas teriam se ligado, desligado, e finalmente, juntaram-se, e assim, desencadearam expontaneamente o surgimento natural das propriedades biológicas, que formariam a vida como a conhecemos.

 Após o Coacervado, uma forma de vida primitiva insurgente comprovada é o “Trilobita” ou Trilobites. Os registros fósseis mostram que os Trilobitas surgiram há 521 milhões de anos nos oceanos, quando os continentes ainda eram uma paisagem inóspita à vida. 

 A evolução do Coacervado para Trilobita naqueles tempos, é tão misteriosa quanto a evolução do Trilobita para os animais dos tempos atuais.

 Como exemplo mais contemporâneo, para facilitar o raciocínio, citamos a evolução do cavalo atual (porque tem-se o fóssil ancestral e tem-se o cavalo moderno), a partir de um animal ancestral do tamanho de uma raposa, denominado Hyracotherium, que tinha dedos e habitava florestas.

 Na verdade, em todos os processos evolucionários, de todos os tempos, conhecem-se apenas a espécie ancestral e a espécie moderna. O meio do caminho é como ouvir uma música gravada em um CD player, o qual gira uma rotação a cada 1 milhão de anos. 

 Portanto, do Coacervado para o Trilobita, seguindo pelos humanoides simiescos, e finalmente, para todos os seres vivos modernos, incluindo-se nós, passaram-se vários bilhões de anos. Mas, os fósseis podem ser encontrados nos melhores museus de história natural do mundo, como o de Londres.

 , os seres vivos modernos, por enquanto, ainda podem ser encontrados vivos, hoje mesmo, dentro e fora dos museus. Todavia, fora, não sei até quando!! Platão já se foi e Gilmar, opus seis!!!!”

 Continuaremos na próxima semana. Não percam.
(Acessem as crônicas anteriores, clicando na franja “Blogs e Colunas“, acima do título da matéria atual. Em seguida, pode-se clicar na franja “Próxima página >“, no rodapé da página aberta, para continuar acessando-se mais crônicas anteriores).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios